13 de fev. de 2017

Entenda a diferença entre Wireless e Wi-FI

Entenda a diferença entre Wireless e Wi-FI



A maioria das pessoas quando pensa em uma conexão wireless logo pensa em internet “Wi-fi”, como se uma fosse a mesma coisa que a outra ou como se a wi-fi fosse o único exemplo de uma conexão sem fio. Entre ambas existem diferenças conceituais, técnicas e práticas que, na verdade, as diferenciam bastante.

O que é uma conexão wireless

Inicialmente é importante entender o que significa uma conexão wirelless, uma tradução direta resulta em “conexão sem fios”. Dessa forma, esse tipo de conexão aponta para toda conexão para a transmissão de dados e informações, entre dois ou mais pontos, que não faz o uso de fios como o caminho para a passagem dos dados. Ela pode ser de curta ou longa distância, dependendo para isso exclusivamente dos aparelhos envolvidos e da intensidade do sinal gerado.
Por exemplo, a conexão do controle remoto e a televisão – pelo infravermelho –, entre a estação de rádio e seu aparelho em casa – pelas ondas de rádio –, e das torres de celular com os aparelhos – radiação eletromagnética similar a do rádio – , são conexões sem fio. Além dessas, existem outros diversos tipos de conexão sem fio, um deles é a wi-fi.

O que é a Wi-Fi

A conexão wi-fi é representada por todo tipo de conexão que obedece ao padrão IEEE 802.11 e todas as suas variantes. Basicamente esse é o padrão que foi definido para que conexões de internet fossem possíveis pelos dispositivos. A conexão através da wi-fi acontece a partir de um ponto onde existe uma conexão com a internet tradicional, cabeada, e esse ponto é conectado a um transmissor que envia um sinal de internet pelo ar em determinado raio de efetividade.  A difusão desse sinal pode ser feita de forma aberta ou fechada usando senhas para o acesso.
O nome Wi-Fi foi dado pela WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance), empresa responsável por organizar as questões de normatização, padronização e compatibilidade das tecnologias de comunicação sem fio entre computadores e também o padrão de internet.
A Wi-Fi trás diversas facilidades para o acesso a internet. Ela permite que a partir de um único ponto diversos computadores acessem a rede, com isso acaba a necessidade de se fazer uma rede ou de se ter diversos cabos de conexão. Assim a rede vem sendo muito utilizada por estabelecimentos comerciais, em aeroporto e shoppings, além de ter um uso residencial elevado.
No entanto, a Wi-Fi apresenta alguns problemas. Ela depende da velocidade máxima que o roteador, o aparelho de transmissão do sinal pelo ar, suporta. Assim, não adianta ter uma conexão alta e de qualidade e um roteador que não a suporta. Além disso, existe um limite de conexões que esses aparelhos suportam, o que deve ser levado sempre em atenção conforme a utilização da rede Wi-Fi. Por último, outro problema é que quanto mais longe do ponto de transmissão do sinal, mais fraco ele é e também a velocidade da internet tende a ser menor.

fonte: http://www.intip.com.br/2014/05/entenda-a-diferenca-entre-wireless-e-wi-fi/