2 de dez. de 2009

Um formato inusitado - Jornal Vertical

SERÁ QUE ROLA ????

Ideias novas são sempre bem-vindas.




Vem da Holanda, capitaneada pela Telegraaf (um dos gigantes do ramo de jornais e revistas no país), uma sugestão para facilitar a leitura dos diários em ambientes densamente povoados, como o transporte público.
O jornal vertical, de fato, parece ser o formato que melhor resolveu o problema de virar as páginas de uma publicação (o vídeo acima é autoexplicativo).
Tudo bem que as demonstrações deste tipo de produto são sempre caricatas e mais próximas de uma comédia pastelão.
E tudo bem também que o jornal impresso, ainda mais na Europa, está cada vez mais distante das mãos das pessoas em trânsito.
Até porque o celular resolve essa parada com muito mais rapidez e otimização de espaço.

Mas boas ideias são sempre boas ideias.
A dica é da Adriana Salles Gomes e de seu ótimo Update ou Die.

19 de nov. de 2009

Projeto gráfico da revista

Marcos Marques, falando sobre o projeto gráfico da revista. A reformulação, feita em 2008, fez parte da comemoração dos dez anos do periódico.


18 de nov. de 2009

Identidade Visual

A publicação deve ter identidade visual própria. O leitor poderá identificar o veículo mesmo sem ver o logotipo, bastando correr os olhos pela página. A identidade visual deve ser tratada não só como a personalização da imagem, mas também como ferramenta de um processo mercadológico, altamente competitivo e bastante saturado de informações visuais. A identidade é composta de diversos elementos que, combinados entre si, formam as características do veículo. apesar das diferenças dos elementos, eles devem formar uma unidade.

Os quatro princípios do design

Proximidade
Itens relacionados entre si, devem ser agrupados. quando vários ítens estão próximos, tornam-se uma unidade visual, e não várias unidades individualizadas. isso ajuda a organizar informações e reduz a desordem.

Alinhamento
Nada deve ser colocado arbitráriamente em uma página. cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento da página. isso cria uma aparência limpa, sofisticada e suave.

Repetição
Repita os elementos visuais do design e espalhe-os pelo material. você pode repetir a cor, forma, a textura e as relações espaciais como a espessura, os tamanhos, etc. isso ajuda a criar uma organização e fortalece a unidade.

Contraste
Objetiva evitar elementos meramente similares em uma página. se os elementos (tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma, espaço) não forem os mesmos, diferencie completamente.

17 de nov. de 2009

Distribuição de conteúdo em jornais

A modulação é a divisão de área do impresso em uma grade modular. Isto é, a grade de colunas e fileiras servirá de módulo para os tamanhos de anúncios e, por conseqüência, de matérias editoriais. A modulação facilita e agiliza a diagramação: o veículo pode ter algumas centenas de páginas pré-diagramadas em suas bibliotecas de páginas, prontas para serem preenchidas com as notícias do dia


PIRÂMIDE DE ANÚNCIOS



Página de jornal tablóide com modulação comercial, os anúncios (retângulos grisê) foram colocados em pirâmide. Os números representam a ordem de colocação, que é feita pelo departamento comercial.


------------------------------------------------------------------------------------------

PIRÂMIDE DE MATÉRIA


As matérias (retângulos mumerados) foram dispostas de maneira a fechar os degraus da escada, sempre em bloco retangulares e sem deixar “joelhos” na diagramação. Cada quadro verde corresponde a uma matéria diferente. Os números representam a ordem de colocação.
Ilustrações de: Meira da Rocha

Mais dicas para o seu jornal

Tipografia
Quanto maior for a variedade de letras e corpos usados, maior a probabilidade de confundir o leitor. Os editores devem investir mais tempo escrevendo as manchetes das matérias do que decidindo que tipo de corpo de letra usar no texto.

Surpreenda o leitor
Todos os dias o jornal deve dar ao leitor uma surpresa – uma manchete, foto, matéria, diagramação ou gráfico – que é tão extraordinária que ele desejará mostrar a surpresa para outra pessoa. O segredo: faça algo especial.

Rompa as regras
Regras foram feitas para serem rompidas, mas só se for por uma boa causa. Se as regras foram quebradas o tempo todo perde-se toda a coerência. Isso pode estragar a surpresa porque não há nada tradicional que sirva de comparação para o leitor. Diagramadores devem aventurar-se com as técnicas básicas. Não seja tão previsível ao ponto de ser chato.

Coerência
Mantenha as coisas no mesmo lugar todos os dias para que o leitor, que está sempre ocupado, não perca tempo procurando a informação.

Faça uma diagramação divertida
Peça a opinião de outras pessoas da redação e não tenha medo. Elabore um design simples, porem dinâmico. O conteúdo é a parte mais importante do design. Lembre-se de que o objetivo da diagramação é atrair o leitor para o interior do jornal.

Dicas para melhorar a diagramação do jornal

Estabeleça uma ordem hierárquica
Os leitores percebem rapidamente quais são as matérias mais importantes da página. As notícias principais ditam o tom da página.

Crie um centro de impacto visual.
A imagem da matéria principal é o foco inicial de atenção dos leitores. Cada página deve ter um elemento gráfico dominante. Quase todas as páginas terão um elemento gráfico associado à matéria principal. O centro de impacto visual dá o tom da página. Se a matéria principal da primeira página é suave, os leitores automaticamente assumirão que a página inteira contém notícias suaves.

Organize
Os leitores estão sempre com pressa e a informação no jornal deve estar bem organizada para evitar confusão. A diagramação do jornal deve guiar o leitor ao que estiver procurando.

Contraste
Páginas de sucesso terão elementos verticais e horizontais. Também haverá elementos dominantes e secundários. Cada página terá uma matéria central, matérias principais e matérias secundárias.

Cor
A cor deve ser usada como um recurso informativo e não como decoração. É preferível usar cores apenas em fotos e gráficos. A cor também ajuda a guiar o leitor ao ler uma matéria. Os diagramadores devem usar cores baseadas em um raciocínio lógico. Lembre-se de usar cores com moderação.