Tipografia
Quanto maior for a variedade de letras e corpos usados, maior a probabilidade de confundir o leitor. Os editores devem investir mais tempo escrevendo as manchetes das matérias do que decidindo que tipo de corpo de letra usar no texto.
Surpreenda o leitor
Surpreenda o leitor
Todos os dias o jornal deve dar ao leitor uma surpresa – uma manchete, foto, matéria, diagramação ou gráfico – que é tão extraordinária que ele desejará mostrar a surpresa para outra pessoa. O segredo: faça algo especial.
Rompa as regras
Rompa as regras
Regras foram feitas para serem rompidas, mas só se for por uma boa causa. Se as regras foram quebradas o tempo todo perde-se toda a coerência. Isso pode estragar a surpresa porque não há nada tradicional que sirva de comparação para o leitor. Diagramadores devem aventurar-se com as técnicas básicas. Não seja tão previsível ao ponto de ser chato.
Coerência
Coerência
Mantenha as coisas no mesmo lugar todos os dias para que o leitor, que está sempre ocupado, não perca tempo procurando a informação.
Faça uma diagramação divertida
Faça uma diagramação divertida
Peça a opinião de outras pessoas da redação e não tenha medo. Elabore um design simples, porem dinâmico. O conteúdo é a parte mais importante do design. Lembre-se de que o objetivo da diagramação é atrair o leitor para o interior do jornal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário !!!