19 de jul. de 2010

Formatos padronizados de Papel

Para economizar papel e racionalizar a mão-de-obra , em 1911, a associação de engenheiros alemães criou, visando um formato padrão para o papel, conhecido como “formato internacional” ou “DIN” (Deutsche Industrie Norm), baseado no sistema métrico, e que consiste no estabelecimento de uma série harmônica de modelos. Como este formato parte de um ponto lógico, chegou-se a conclusão de que toda classe de impressos, desde o cartão de visitas até os jornais e grandes cartazes, se ajustam em suas medidas.

O tamanho padronizado foi calculado para que a folha sempre tenha a mesma proporção, por quantas vezes seja dobrada. A folha inicial tem 1m² tamanho A – nas dimensões 841 x 1189 mm. Pela divisão sucessiva desta, obtêm-se os demais tamanhos A1, A2, etc., que serão sempre a metade do anterior e o dobro do seguinte, só se conseguindo esta harmonia quando as duas dimensões da folha ( X e Y) mantêm-se entre si a relação de 1:2, isto é, de 1 para 1,41.

No Brasil
Para melhor adaptação aos equipamentos existentes, adotou-se os padrões AA (76 x 112 cm) e BB (66 x 96 cm), independente do formato internacional. Os demais formatos são especiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !!!