24 de ago. de 2016

ILUSTRAÇÕES::

Confiram: 
78 ilustrações e anúncios geniais que usam o espaço negativo

http://www.ifd.com.br/publicidade-e-propaganda/78-ilustracoes-e-anuncios-geniais-que-usam-o-espaco-negativo/


Segue  algumas amostras::


Colsubsidio Book Exchange

Agência: Lowe/SSP3, Colombia






ITV: Injustice

Agência: BBH London, Reino Unido




Philips Lanterna LED

Agência: Ogilvy & Mather, Gurgaon, India



SANCCOB: Salvem os Pinguins

Agência: Bittersuite, África do Sul











































Vejam a lista completa no  link abaixo:

http://www.ifd.com.br/publicidade-e-propaganda/78-ilustracoes-e-anuncios-geniais-que-usam-o-espaco-negativo/

https://www.facebook.com/ifdfanpage

2 de ago. de 2016

Anúncios criativos: bem bolados..

Anúncio no formato que chamo de rouba página, onde foi contratado um espaço de aproximadamente 3 x 48 cem/col, obrigando o jornal a colocar conteúdo editorial na lateral e topo do anúncio. Além disso a arte ainda foi feita simulando que existe uma interação entre matéria e anúncio da Claro.

Este anúncio é bem interessante, onde, na verdade, foram contratadas duas páginas ímpares dentro do mesmo caderno, para apresentar um guarda roupa cuja porta é basculante (corre para o lado). Veja que interessante o efeito que conseguiram quando convidam o leitor a “deslizar para abrir”:

Veja mais em: http://tudibao.com.br/2010/07/jornais-comercializacao.html

Jornais: conheça algumas vantagens e desvantagens.


Diagramação, formatos, vantagens e desvantagens de cada formato:


Acessem o link::: http://pt.slideshare.net/aulasdejornalismo/diagramao-de-jornais-34227592

Eleições 2016: propaganda eleitoral de candidatos deve respeitar restrições da legislação

Na imprensa escrita 

Até a antevéspera das eleições, pode haver a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de um oitavo de página de jornal padrão e de um quarto de página de revista ou tabloide. O anúncio deverá trazer, de maneira visível, o valor pago pela inserção. Está autorizada a reprodução virtual no site do próprio jornal de sua edição impressa, independentemente de seu conteúdo. No entanto, deve ser respeitado integralmente o formato gráfico e o conteúdo editorial da versão impressa. Não será tomada como propaganda eleitoral a divulgação de opinião favorável a candidato, partido ou coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga. Porém, serão apurados e punidos os abusos e os excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio de comunicação.

 Fonte: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Maio/eleicoes-2016-propaganda-eleitoral-de-candidatos-deve-respeitar-restricoes-da-legislacao


27 de jul. de 2016

Publicações Digitais



Maven: Tecnologia para publicação digital de conteúdo.
Acesse: http://www.maven.com.br/


----------------------------------------------------------------------------------------------------

A BANCA é outra ótima opção para publicações Digitais:
Acesse: http://www.abanca.com.br/
A Banca é um site que tem como objetivo reunir em um só lugar todas as maiores publicações do mundo, 


19 de jul. de 2016

5 dicas de como fazer um folder frente e verso perfeito



1 – Não exagere no conteúdo

Como fazer um folder frente e verso garante mais espaço do que um modelo com impressão frontal, é comum que algumas pessoas queiram colocar o máximo de conteúdo possível no local. Isso não necessariamente é algo prejudicial, mas é importante pensar que um folder com excesso de informações acaba ficando poluído demais e pode confundir o seu público. Capriche no design. Para isso, reúna somente as informações realmente importantes e organize o texto de forma sucinta e fácil de entender. O mesmo vale para imagens: não exagere na quantidade de cores, fotos ou desenhos.

2 – Escolha um papel de qualidade

Ao fazer a impressão de um material em ambas as faces de um papel, você deve considerar que o conteúdo de um local pode acabar transparecendo do outro lado. Por isso, é fundamental ter o cuidado de escolher um papel resistente e de qualidade, que tenha uma gramatura que garanta a integridade de cada um dos lados. Também é importante checar a paleta de cores e ver se um dos lados não está muito mais escuro do que o outro – mesmo que o papel seja bom, o uso de uma tonalidade clara pode deixar aparecer a cor escura do lado oposto.

3 – Divida bem o texto

Não adianta ter um bom conteúdo para colocar em seu material e seguir todos os demais procedimentos de como criar um folder frente e verso se a divisão do conteúdo não for feita adequadamente. Coloque na porção frontal as informações mais básicas e deixe o conteúdo complementar para o verso. No entanto, é fundamental que as pessoas consigam perceber de cara aquilo que está sendo divulgado e qual é a mensagem que o folder tem a transmitir. Isso por que é preciso considerar que nem todas as pessoas irão ver o conteúdo do verso ou mesmo virar o papel se não jugarem interessante o que está escrito na parte da frente. Por isso, capriche no texto e nas imagens que irão ficar na frente e garanta que o restante do conteúdo irá complementar de maneira significativa o material.

4 – Defina a forma de impressão

Na hora de pensar em como fazer um folder frente e verso, você deve considerar que existem duas maneiras possíveis de impressão. Em uma delas, ambos os lados estão orientados da mesma forma, de modo que o papel deve ser girado horizontalmente para dar acesso ao verso. Mas também é possível fazer uma orientação inversa, em que a pessoa tem acesso ao conteúdo à medida em que vai desfazendo as dobras do folder. A primeira forma é mais comum, mas também é possível criar um folder interessante com a outra maneira, sobretudo se o conteúdo for mais interativo e divertido. Nesse caso, vale a pena ainda investir em uma forma de informar o público de que o conteúdo está invertido – uma seta inserida no mote do folder ou alguma mensagem sugestiva são excelentes opções.

Veja mais: 5 dicas de como elaborar um folder de divulgação atrativo

5 – Quantidade de páginas


Um material desse tipo não precisa ter somente uma folha com conteúdo de ambos os lados. É possível também fazer uma espécie de livro, com as folhas em sequência, ou de forma que metade do conteúdo está sequencialmente na frente e, depois, sequencialmente no verso. Esse modelo é ideal para conteúdos maiores e materiais informativos. Outro formato muito usado são diversas dobras. Por exemplo: com duas dobras é possível dobrar uma sobre a outra, criando um movimento interessante para seu folder na hora de abrir. E mesmo com 3 dobras, é possível criar várias opções, até com uma sanfona. Tudo depende de sua criatividade.  

Diferenças entre folder, flyer, folheto e panfleto



FOLDER
Como dissemos, a palavra folder vem do inglês e poderia ser traduzida ao pé da letra como “dobrador”. O importante é entender que se trata de uma pasta ou material de comunicação que tem uma dobra ou várias delas e isso o diferencia dos flyers ou folhetos. Dessa forma, folders são materiais mais consistentes, com mais conteúdo, além de serem mais resistentes, com gramatura mais adequada e acabamento melhor. O folder é indicado para apresentar sua empresa de uma forma mais institucional ou mostrar seu portfólio de produtos ou leque de serviços de uma maneira bonita e elegante. Um folder também pode ser criado para divulgar um produto ou serviço específico para uma ação especial de marketing em que a qualidade do material pode fazer a diferença. Por isso, se estiver na dúvida entre criar um folder ou um flyer, tenha em mente que o folder é mais caro e mais bonito e deve ser usado com muito mais cuidado e planejamento, para um público selecionado. Os flyers, assim como folhetos, são para ações do dia a dia e ampla distribuição em grande quantidade. Para criar folders e outros materiais de comunicação como logos, por exemplo, muitos empresários têm optado pela agilidade, qualidade e preços acessíveis da concorrência criativa.

FLYER
Outra palavra que vem do inglês. Podemos dizer que flyer é aquele que voa, um piloto ou aviador poderia ser chamado assim. Isso se deve ao fato de que os flyers são amplamente distribuídos, para fazer o seu produto ou serviço “voar por aí”, alcançando o maior número possível de pessoas.
Normalmente têm um belo layout, material de primeira qualidade e acabamento adequado para o público que se pretende atingir.
Mas quando devo usar um flyer ou panfleto? E folder ou folheto? Calma: os flyers costumam ser um pouco mais caros e bem acabados que panfletos e folhetos e, por isso, devem ser usados em ações de marketing mais caprichadas. Veja mais sobre isso no tópico seguinte.
A We Do Logos faz e já fez milhares de flyers, panfletos ou folders para muitas empresas. E nossos designers fazem questão de fazer um excelente trabalho para serem escolhidos por você como os vencedores da concorrência criativa.
Dê uma olhada neste projeto de criação de folder para a empresa Alocama, de aluguel de móveis hospitalares, que recebeu 32 opções de folders. Confira aqui a qualidade das opções de foldersenviadas por nossos designers.

FOLHETOS E PANFLETOS
Folhetos e panfletos podem ser considerados sinônimos. São um material de ampla distribuição e, normalmente, de qualidade inferior ao flyer. O objetivo é que folhetos e panfletos tenham um custo menor para poderem alcançar mais pessoas em uma verdadeira distribuição em massa.
Tome sempre cuidado para não poluir as ruas com papéis distribuindo panfletos sem critério. Em muitas cidades, inclusive, é proibido distribuí-los nas ruas, principalmente em semáforos.

COMBINANDO: folder, flyer e folheto
É possível criar um enxoval de matérias que conte, por exemplo, com folder e flyer ou folder e panfleto.
Dessa forma, é possível que o vendedor, promotor ou demonstradora escolha quais dos materiais entregar aos clientes, dependendo de seu perfil. Em alguns casos se usa o folder como uma referência mais rica, um guia de apresentação do produto ou serviço, e só se entrega ao cliente o flyer ou o folheto.
Confira: Como realizar a distribuição de flyers

Seja para fazer folders ou flyers, panfletos ou folhetos, uma das alternativas mais ágeis e econômicas é usar sites de concorrência criativa, como o We Do Logos. Dê uma olhada nas vantagens sobre gráficas e agência de publicidade: 

Mais em: http://blog.wedologos.com.br

30 de mar. de 2016

PLANEJANDO AS CORES

Para quem adora desgin e precisa planejar suas cores na hora criação. Fica a dica desse ótimo site, para quem ainda não conhece:



O Coolors é um site bem legal para criar ou encontrar color palettes. Para gerar combinações você usa a barra de espaço até encontrar uma cor ou cores que considere legal para o seu trabalho e pode travá-las com um clique. Ai você continua pressionando a barra de espaço para encontrar cores que combinem com as cores travadas, chegando numa paleta que goste. Então, você tem a opção de fazer ajustes finos à ela ou exportar ela em PNG por exemplo. O site também disponibiliza uma seção Browse ou Busca, onde você pode procurar Color Palettes já montados. Além disso, também existe um aplicativo desta ferramenta, disponível para Android e iOS.

https://coolors.co/app/8fbfe0-7c77b9-1d8a99-0bc9cd-14fff7

 Valeu até a próxima.

8 de mar. de 2016

8 Dicas para criar um layout perfeito


8 Dicas para criar um layout perfeito


Dica I: O Equilíbrio de Cores
É extremamente importante que as cores utilizadas no layout tenham alguma relação com as atividades da empresa e com o que a peça deseja transmitir. Cada cor é interpretada de forma distinta e, por conta disso, geram sensações diferentes. Uma dica para trabalhar com cores é não exagerar nas saturações. 
Abaixo, listamos algumas sensações que as cores podem transmitir: 















Dica II: As Imagens
Os erros mais comuns de layout aparecem ao inserir imagens, uma vez que o público alvo deverá interpretá-las e compreende-las de forma precisa e rapidamente, sem desprender do objetivo proposto no briefing e mantendo a identidade da marca. Procure imagens que atinjam com eficiência este público e, se necessário, desenvolva-as em estúdio.
Fique atento aos direitos da imagem, mesmo as que não possuam pessoas. Imagens visíveis em sites de busca não significam que sejam gratuitas ou “sem donos”. Ao escolher uma pessoa pública para representar sua marca, produto ou serviço, lembre-se que a semelhança é um dos elementos utilizados no marketing e o comportamento e atitudes desta celebridade pode ser aplicada a sua empresa.
Por estas razões, escolha fotos indiscutíveis, de boa qualidade e que mantenham o foco, pois o contrário fará o consumidor perder o interesse pela comunicação.  
Dica III: Menos é Mais, Na Maioria das Vezes
A principal ferramenta do layout deve ser a missão crítica, ou seja, o objetivo a ser obtido pela empresa. Em sites, por exemplo, os ícones devem ser distribuídos de maneira simples e possuindo frases de inventivo como “compre agora”, “entre em contado”, “faça seu cadastro”, por exemplo e visa a funcionalidade e praticidade de encontrar as informações. 
Quando a arte é pensada para meios impressos, esses pequenos conceitos também devem ser aplicados. O chamado “call to action” ou, em português, chamando para ação, deve estar claro e pode ser “ligue agora”, “visite nosso site” entre outros. O contraste entre cores faz com o que o público preste mais atenção em um determinado elemento e layouts clean transmitem confiança e credibilidade.
Portanto, não carregue o layout com muitas informações. Escolha uma ou duas fontes, selecione as cores e imagens mais adequadas. Trabalhe com grids e a regra dos terços.
Dica IV: As Fontes
Semelhantemente com as cores, as fontes do layout podem transmitir uma imagem inapropriada se utilizadas de forma incorreta ou carregarem a arte. Inúmeras fontes, com diferentes efeitos, tamanhos e detalhes, podem tirar a atenção das informações e, até mesmo, causar a impressão de que está lidando com uma empresa desorganizada. 
Dica V: Manter um Padrão Visual
É importante criar um padrão nos seus layouts para que o cliente não sinta como se estivesse conhecendo uma nova empresa cada vez que recebe um material da sua empresa. Este padrão faz com que o cliente associe sua empresa a uma determinada cor ou estilo.
O objetivo é fazer com que o consumidor associe um determinado um padrão o cliente não ficará totalmente seguro.
Dica VI: Trabalhe a Diagramação
Para um designer, diagramar significa construir, estruturar e distribuir informações que compõe a mensagem visual e o conjunto de todos esses elementos é definido LAYOUT. Lembre-se das dicas acima e procure diagramar o layout com base nos grids, regra dos terços e outros alinhamentos.
Dica VII: Benchmarking
Recomenda-se que, antes da criação do seu layout, você analise os de seus concorrentes e veja quais são suas propostas quanto a cores, fontes, padrões, erros e acertos. Não copie o layout de outras empresas e sim, use-os como exemplos. 
Dica VIII: Crie personas
Personas são exemplos que humanizam e individualizam um mercado-alvo específico. Os personas auxiliam na criação de usuários hipotéticos que representam o seu público-alvo. O principal objetivo da criação de personas consiste na tentativa de identificar e conhecer o seu cliente em um nível mais individualizado.
Nesse contexto, entender quais os sites que o seu público acessa, qual o tipo de conteúdo é relevante deve lhe orientar na composição estrutural do seu layout. Pontos importantes como, por exemplo, a quantidade de informações em cada bloco de texto, qual o posicionamento ideal para uma chamada, podem ser orientados na perspectiva experimental da criação de personas.
Com essas dicas ficará mais acessível criar um bom layout e ter uma empresa bem qualificada no mercado, além de impulsionar o desempeno das ações promocionais. 
Gostaram das dicas. Este material está disponível no link abaixo:
http://www.printi.com.br/blog/8-dicas-para-criar-um-layout-perfeito