4 de fev. de 2015

Formatos de Jornais

Segue abaixo um breve descritivo dos variados formatos de jornais entre eles o Standart, Tabloíde e o Germânico. Lembrando que todos os formatos sofrem mudanças principalmente sobre a área de mancha, por isso é sempre bom seguir as orientações da gráfica.



STANDART
Medida largamente utilizada pelos jornais de maior circulação nacional, em função do aproveitamento máximo da área de chapa das offset . Nesse formato, a mancha gráfica da página mede 52,5 por 29,7 centímetros. A área total de papel depois de impresso é de 56 por 32 centímetros. Para a confecção, é necessário equipamento de impressão rotativo , disponível em grande editora e parque gráfico de jornais diários e periódicos de grande circulação. O formato Standard assim como o tablóide segue a diagramação modular que mescla a distribuição vertical com a distribuição horizontal das matérias em busca de um layout de página dinâmico e atraente para o leitor.




Aspectos positivos – O espaço disponível é amplo e requer bastante texto para o fechamento das páginas. Em termos comerciais agrada muito pela imponência do formato e pode ser dividido em cadernos que serão encartados um a um no primeiro corpo do jornal.

Aspectos negativos – Só pode ser impresso em editoras de grande porte; devido seu tamanho físico, seu manuseio se torna difícil em locais pequenos, ex: ônibus, tem um alto custo de postagem via Correio e requer muito assunto para não se tornar uma miscelânea de conteúdos. Cada caderno fica limitado à capacidade da empresa gráfica escolhida para a produção.
------------------------------------------------------------------------------------------

Tablóide
Este formato é resultado da divisão do formato standard em duas partes, ou seja é a metade do formato. Cada página possui uma mancha gráfica de 26,5 centímetros horizontais por 29,7 centímetros verticais. , embora, encontrarmos algumas variações de formato como: 28 X 38 cm, 29 x 40 cm O papel total de duas páginas impressas é de 56 por 32 centímetros, o mesmo que uma única página standard impressa. O formato assume um aspecto cômodo, inclusive para encartes especiais ou cadernos suplementares de um formato standard, pelo encaixe perfeito entre os cadernos principais do jornal.



Aspectos positivos – Esse formato é ideal para encarte. É fácil de “fechar”, na hora da diagramação, com conteúdos variados ou de mesma natureza. Além disso, pode ser impresso em gráficas de pequeno ou de médio porte, e seu custo para postagem via correios é inferior ao standard, considerando o volume de sua massa física. Por se tratar da metade do formato standard, o manuseio, por parte do leitor, se torna bem mais fácil em diversas situações, inclusive dentro de um ônibus ou em filas de espera; a leitura é fácil.

Aspectos negativos - O formato da mancha gráfica não combina bem com textos longos e muitos argumentos visuais, como tabelas explicativas e ilustrações gráficas. Só pode ser produzido em um caderno, já que dois cadernos seriam o mesmo que dois volumes soltos e caso o caderno do tablóide seja introduzido no corpo geral de um outro tablóide, haverá uma interrupção na estrutura editorial das outras seções. Mas tudo isso pode ser resolvido de acordo com a criatividade do diagramador.

--------------------------------------------------------------------------------
Germânico (Francês)
Um pouco mais alto que o tablóide, sua utilização vem crescendo em meio a outros formatos, é uma opção interessante, por ser um formato de baixo custo e grande aproveitamento de área de impressão em equipamentos offset plana. A mancha gráfica é de 43 por 29,7 centímetros, e a área total de papel de cada página fica com 46 por 32 centímetros de largura. A mancha gráfica ainda pode ocupar todo o papel, sem prejudicar a impressão.



Aspectos positivos – Pode ser impresso em vários tipos de papel, desde o couché , passando pelo sulfite ou até mesmo o papel jornal. As indústrias de celulose dispõem de dezenas de alternativas de papel, que podem produzir um produto final das mais variadas qualidades. As alterações nos custos de impressão, quando se opta por um material alternativo, constituem grandes diferenças orçamentárias, desde que se respeite o total aproveitamento da área impressa
Aspectos negativos – Seu produto final também é dobrado ao meio, o que eleva os custos de postagem e dificulta o manuseio. Formato pouco utilizado pelas empresas de publicidade. A divisão da centimetragem pode causar transtornos na hora de receber uma mídia com tamanhos oficiais. Geralmente as tabelas das agências trabalham com os formatos standard e tablóide. Portanto, não é recomendável para jornais diários ou periódicos comerciais.
-------------------------------------------------------------------------------------

Formato Berliner
Berlinense, também conhecido como Berliner ou midi, é um formato de jornal com páginas que normalmente medem 470 × 315 milímetros, ou seja, ligeiramente maior do que o formato tabloide/compacto . Esse formato é usado em vários diários europeus, incluindo o Le Monde, na França, e o La Repubblica,
na Itália. O jornal The Guardian, do Reino Unido, adoptou esse formato em Setembro de 2005.


43 comentários:

  1. Gostei muito destas explicações!!!!

    ResponderExcluir
  2. Então, o formato que você chamou de Germânico ou Francês, eu o conheço por outro nome (mas juro que agora não to lembrando - rs), que é o formato do Jornal Bom Dia, que tem aqui em Jundiaí e várias cidades grandes do interior, como Sorocaba, São José do Rio Preto e outras.
    Confesso que quando veio esse formato, diminuindo o formato tradicional, do Standard, achei que seria ruim, mas acostumamo-nos tanto que hoje parece realmente o formato mais adequado, sendo menor, mais fácil de folhear o jornal pela casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui, esse formato recebe o nome de Berliner, já que o Standard nacional seria equivalente ao Berliner europeu e o Standard deles é bem maior

      Excluir
  3. Lembrei o nome - rs
    É formato berliner. Pode procurar no Google até, que vemos várias notícias de jornais que estão mudando para esse formato.

    ResponderExcluir
  4. Resolvi fazer uma série no TuDiBão essa semana, onde vou tratar:
    . Papéis e Formatos de Jornais (2a.)
    . Comercialização de Anúncios (3a.)
    . Anúncios especias (4a.)
    . Propagandas diferentes em jornais (5a.)
    Sendo que darei o crédito a você (e link para seu blog), que vi muita coisa aqui.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. EU ADOOOOOOOOOOORO O MENGÃO NUM E ATOA Q ELE TA EM TODAS AS MANCHETES.MENGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO EO EO KKKKKKKKKKKKKK........DMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.................

    ResponderExcluir
  6. Só tem um detalhe: Com a reforma nos jornais standard, o formato Berliner apresentado aqui fica no mesmo tamanho. Alguma coisa está errada, certo?

    Thales Bruno
    Belém

    ResponderExcluir
  7. Meu jornal Gazeta de Notícias (Cariri sul do Ceará) tem o tamanho (da mancha) 42cm X 29,7cm. Que tamanho poderíamos nominar? Menos 10cm que o tamanho standar. Estou procurando comprar uma rotativa que imprima essas dimensões. Está difícil. Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, obrigado pelo acesso:
      O seu jornal pode ser considerado como Germânico
      Um pouco mais alto que o tablóide, A mancha gráfica é de 43 por 29,7. Sua utilização vem crescendo em meio a outros formatos, é uma opção interessante, por ser um formato de baixo custo e grande aproveitamento de área de impressão em equipamentos offset plana.


      Quanto a rotativa, poderia pensar em uma maquina Rotativa offset.

      Visite este sites para obter mais infomações:
      http://www.apolo.com.br
      http://www.plural.com.br

      Boa sorte

      Excluir
  8. Parabéns pelas informações precisas.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado! Estou fazendo um trabalho escolar que necessitava dessas informações e não conseguia encontrar.Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu que agradeço pela visita, disponha das informações e boa sorte no trabalho..

      Excluir
  10. Um encarte com as dimensões 53cm x 29cm se enquadra em qual nomenclatura?

    ResponderExcluir
  11. Olá boa tarde ! Um Encarte com as dimensão de: 53cm altura x 29 largura Se enquadra no tipo STANDART. ok..

    ResponderExcluir
  12. Você teria uma tabela de preços (média) para cada tamanho. Estou começando com jornais e existe uma disparidade absurda de preços que não dá para ter uma ideia de média. Agradeço retorno.

    ResponderExcluir
  13. Você teria uma tabela de preços (média) para cada tamanho. Estou começando com jornais e existe uma disparidade absurda de preços que não dá para ter uma ideia de média. Agradeço retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosane, boa tarde.
      Veja, eu não tenho uma tabela especifica para cada tamanho.
      Eu determino o preço com base em critérios como:

      Onde eu estou?
      No meu caso estou em Osasco, SP e a média de preços por aqui para o Formato Standart é de R$ 70,00 por/página
      Germânico é de R$ 55,00 por/página
      Tabloíde é de R$ 45,00 por/página

      Onde será feito o trabalho?
      se o trabalho pode ser feito em casa, cobro x a menos
      se tiver que ir até o local cobro x a mais

      Quantas páginas ?
      Qual será a Frequência ?

      Acesse esse link abaixo e dê uma olhada nos preços tabelados..
      São muito alto e não podem ser aplicados em todo lugar, servem apenas como referência. É um preço que nem agências cobram....

      Veja na pagina 17.

      http://www.adegraf.org.br/downloads/tabela_valores_2013_2015_web.pdf

      Excluir
    2. Oi, Rich. Obrigada pelo retorno super rápido. Eu já tinha olhado a tabela do link. São preços altos, cobrado por agências. Não dá pra mim. Eu sou freelancer e trabalho em casa. Estou tentando jornais pequenos e em locais diferentes. Tudo via internet. Assim consigo reduzir custos e baixar os preços. A situação geral não está fácil (como todos sabem) então todos estão reduzindo os preços. Tenho uma proposta de trabalho com poucas páginas semanais, mas seria para fazer por seis meses. Então, preciso pesar o trabalho certo como mais um motivo para reduzir preço. Eu trabalho mais com livros (de todos os segmentos), por isso estou meio perdida com relação a preços de jornais. Obrigada

      Excluir
    3. Eu que agradeço pelo seu comentário. Boa sorte nos trabalhos...

      Excluir
  14. Boa tarde,muito bom seu blog sou de carapicuiba estou em um
    Novo projeto de jornal formato tabloide 6 páginas a ideia é
    Mensal ,ainda estou fazendo cotação com graficas e Td mais ,não tem
    Nada fechado ainda pode ser mais páginas tb qual valor para diagramar?pide fazer ai mesmo na sua casa só mando os arquivos e é textos fotos. Qual valor?e se vc tive uma gráfica com preço legal pra índice agradeço muito.meu what 11 984263069

    ResponderExcluir
  15. Estou precisando de alguém para montar o meu jornal. Tenho o material, mas não sei fazê-lo. Se alguém se dispor, comunique-se comigo. bnovas@uol.com.br obrigado

    ResponderExcluir
  16. qual o preço da diagramação para quatro páginas?
    drogariatarumirim@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia desde já agradeço pelo acesso:
      O valor é em média R$ 45,00

      Excluir
    2. Bom dia!!! O valor em média são esses.
      Standart é de R$ 70,00 por/página
      Germânico é de R$ 55,00 por/página
      Tabloíde é de R$ 45,00 por/página

      Entre em contato comigo:
      grafico18@gmail.com

      Excluir
  17. Boa tarde Rich
    Estou com uma dúvida na diagramação do jornal. Estou produzindo um jornal escolar e não sei se o formato está correto para o tamanho da fonte. O formato Berliner teria as mesmas dimensões que o formato de um papel A3? Qual o tamanho da fonte que eu poderia usar para esse formato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      O formato formato Berliner é maior que o tamanho A3 pouca coisa mais é, veja:

      Berliner: 470 × 315 mm
      A3: 420 x 297 mm

      Quanto ao tamanho da font depende muito do projeto gráfico.
      Mas considere que tanto o Berliner quanto o tabloíde, por serem formatos pequenos, ficam mais próximos da visão do leitor.
      Então eu sugiro para textos fonts com tamanho entre 9,5 e 10.

      Obrigado

      Excluir
  18. Boa noite,
    Trabalho com jornal standard e queria saber uma máquina boa e barata para impressão. Que imprima com papel jornal. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marla, bom dia !!!!
      Estava pesquisando esse tipo de impressoras é as mais baratas passam de R$ 2 mil.... Se vc necessita da impressão para leitura em formato grande, fica a dica: Compre o papel sulfite formato LEGAL e imprima a página em 3 partes. É o que eu faço...

      Excluir
    2. O Jornal tem 8 paginas e circulação semanal com 350 exemplares. eu vi ontem uma máquina Plotter Canon iPF605, seria uma boa aquisição?

      Excluir
    3. Me diz uma máquina boa. Entorno de R$ 3 mil... Obrigada!

      Excluir
    4. Ola dê uma olhada nesse link
      http://www.cardquali.com/fotolitos-faceis-canon-ipf605/

      A respeito dessa máquina. Particularmente não conheço muito a respeito dessas impressoras. Espero ter ajudado. Obrigado por visitar este blog. Quando o jornal estiver pronto me envie uma cópia.. Boa sorte !!!

      Excluir
  19. Obrigada! Excelente o seu blog... Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  20. Olá Rich,

    Me indique um programa bom e barato para fazer a diagramação do Jornal. Me falaram do Publish, do Corel, Pagemack não sei qual é o melhor?

    Grata,

    Marla Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, obrigado pelo acesso ao blog... Vamos lá.
      O Indesign é o mais indicado, isso porque é o mais moderno programa de editoração e engloba vários recursos e efeitos para aplicação em imagem e texto. O PageMaker 7 é muito bom também e eu, mesmo usando o Indesign faço muita coisa no PageMaker.


      Então eu sugiro que faça o jornal no INDESIGN, assim vc já se familiariza como uma ferramenta atual.

      Espero ter ajudado..



      Excluir
  21. Obrigada!

    Me ajudou...

    Sucesso em seu trabalho!

    ResponderExcluir
  22. Qual o formato da maioria dos jornais americanos do tipo The New York Times, The Washington Post, San Francisco Chronicle? Eles são menores do que o standard nosso. E um ligeiramente mais altos? É berliner?

    ResponderExcluir
  23. Adora que estou aprendendo sobre este assunto. rsrs Fazendo Publicidade e propaganda.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o Blog, tirando muitas dúvidas e ajudando muito, parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário !!!