20 de out. de 2017

O que é design editorial?



Design editorial é uma especialidade do design gráfico que realiza o projeto gráfico na editoração.

O design editorial está intimamente ligado ao jornalismo. Por este motivo, o designer gráfico (seja o diagramador, o infografista, ilustrador, editor de arte, etc.) está sempre em parceria com o jornalista.
Especializações de design editorial

Design de livros
O design de livros é uma das formas mais antigas de design editorial, considerada uma das áreas definidoras do design gráfico e talvez a base para a estruturação básica de publicações em geral.

Design de revista
O design de revistas tem sido uma das áreas mais influentes do design gráfico contemporâneo. Um dos principais formadores do design da revista moderna foi Alexey Brodovich e um dos designers mais importantes no processo de desconstrução da revista contemporânea foi David Carson.

Design de jornal
No design de jornal, a diagramação segue os objetivos e as linhas gráficas e editoriais desse impresso. As principais linhas editoriais para a diagramação incluem a hierarquização das matérias por ordem de importância.

Design Editorial e Computação Gráfica
Com o advento da computação gráfica, a profissão de design gráfico editorial sofreu uma transformação excepcional. As possibilidades de criação e reprodução tornaram-se muito mais acessíveis e menos custosas.  Os principais softwares utilizados pelo Design Editorial são divididos nas seguintes categorias.

  • Softwares de ilustração: Adobe Illustrator e Corel Draw (uma opção em código aberto é o Inkscape)

  • Softwares de tratamento de imagem: Adobe Photoshop, Corel PhotoPaint, Corel Painter (uma opção em código aberto é o Gimp)

  • Softwares de diagramação: Adobe InDesign, Adobe PageMaker, Quarkxpress e o Corel Ventura (uma opção em código aberto é o Scribus)

  • Softwares gerenciadores de fontes: Adobe Type Manage, Bitstream Font Navigator e Suitcase. Muitos profissionais, porém, utilizam o Adobe Photoshop e o Corel Draw para diagramar suas peças  gráficas, incluindo anúncios e publicações editoriais.
Mas agora existe as opções gratuitas, com Software livre, Linux, Inkscape no lugar do corel e Gimp no lugar do Photoshop.  Existem ainda outros tipos de software utilizados por alguns profissionais específicos, como por exemplo, softwares para criação de fontes tipográficas, entre eles o Adobe Fontographer.
  

fonte: https://www. designersbrasileiros.com.br/design-editorial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !!!